Upcoming Shows

  • 09/09/16 Mike Tracy with Craig Wagner in Louisville, KY at Volare
  • 09/11/16 Mike Tracy Brazilian Ensemble in Louisville, KY at Tyler Park Jazz Festival
  • 09/16/16 UofL Faculty Jazz Ensemble in Louisville, KY at Comstock Concert Hall
  • 09/18/16 Mike Tracy Brazilian Ensemble in Louisville, KY at Central Park – Old Louisville Neighborhood Association Festival
  • 09/26/16 UofL Faculty Jazz Ensemble in Louisville, KY at Bird Recital Hall

Portugese translation

brazilianrussianpolishspanishitaliangermanfrench

BIOGRAPHY

Michael Tracy Saxofonista / Educador

Um verdadeiro “Embaixador do Jazz”, com mais de quarenta anos de experiência como músico e professor, Michael Tracy é um dos educadores de jazz mais reconhecidos dos Estados Unidos. Nas salas de aula, estúdios e salas de concerto, ele desenvolveu uma variedade de estratégias inovadoras de ensino do jazz, utilizando-as com alunos de níveis diversos.  Tracy ensinou e se apresentou nos Estados Unidos, Argentina, Austrália, Belize, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Estônia, Finlândia, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Republica da Geórgia, Rússia, Escócia, Singapura e País de Gales. Como especialista sênior da Fulbright,  ele auxiliou na expansão do programa de jazz do Conservatório do Estado de Tbilisi, Georgia (2016), e assistiu na fundação do programa de jazz da Academia Estoniana de Música de Tallinn, Estônia (2004).

Professor Tracy realiza atividades de alcance internacional. Ele coordenou grupos patrocinados pelo Open World Cultural Program, uma organização que trouxe músicos de jazz da Rússia para os Estados Unidos para interagirem com músicos de jazz americanos. Por conseguinte, ele levou grupos de jazz da Universidade de Louisville para realizarem performances em diversos festivais de jazz na Rússia. Como coordenador de uma bolsa da FISPE/CAPES, Tracy foi responsável pela organização de vários intercâmbios entre estudantes das universidades de Louisville, de Brasília e da Universidade Estadual de Campinas. Ele também trabalhou com a CEC ArtsLink, assessorando na seleção de artistas da Republica da Geórgia e da Ucrânia para irem aos Estados Unidos vivenciar jazz. Tracy tem sido igualmente fundamental na organização de intercâmbios e workshops de professores e alunos com instituições na Austrália, Argentina, Brasil, Equador, Japão, Polônia, Republica da Geórgia e Rússia.

Professor Tracy é diretor do Jamey Aebersold Programa de Jazz a Escola de Música da Universidade de Louisville, Kentucky, na qual ele é responsável por ensinar saxofone, assistir alunos da graduação e pós-graduação, e dirigir o Jazz Fest, fundado em 1994, que acontece anualmente (conhecido formalmente como Jazz Week). Além destas atividades na Universidade, ele também é professor do reconhecido Jamey Aebersold Summer Jazz Workshops há mais de quarenta anos. Todo verão ele dá aulas de prática de conjunto, teoria do jazz e master classes de saxofone juntamente com educadores líderes do jazz. Como coordenador do evento, Tracy organiza e administra todos os programas e atividades educacionais. Com o objetivo de oferecer a oportunidade a estudantes do ensino fundamental e médio de conhecerem performance e improvisação do jazz, ele criou o Louisville Jazz Workshop. A sua dedicação a educação do jazz é, sem dúvidas, distinta. Ele recebeu diversas premiações, incluindo o reconhecimento como Alumni Fellow da Universidade de Louisville em 2014, professor distinto da Universidade de Louisville em 2000, The Red Apple em 1999, e School of Music Alumni Service em 1996. Tracy também recebeu duas vezes o prestigiado prêmio National Endowment for the Arts; ele é membro do Who’s Who in Executives and Professionals 2000, e do Who’s Who Among America’s Teachers 2005.

Apesar da educação ter sido o foco principal de sua carreira, Tracy atuou no mundo das gravações, publicações e arranjo. Ele tem sete CDs como líder, sendo o mais recente, Hora Certa (2016), uma coleção de composições novas gravadas no Brasil, em que é acompanhado por um grupo de músicos brasileiros. Surfboard (2012, Summit Records: DCD 593) também acompanhado por um grupo brasileiro (Renato Vasconcellos, Leonardo Cioglia and Vanderlei Pereira) que tocam seleções de compositores brasileiros, como: Jobim, Pascoal e outros, além de composições originais escritas especialmente para a gravação do CD por compositores contemporâneos brasileiros. Wingspan (2010, SeaBreeze: SBJ-3092), em que destaca-se o pianista italiano Davide Logiri e mostra originais e arranjos de standards do jazz. Conversations (2008, SeaBreeze: SBJ-3088) é uma coleção de duetos com o pianista Harry Pickens. Gusting (2004, SeaBreeze: SB-3071) oferece uma variedade de composições contemporâneas precedidas por Tracings (2003, SeaBreeze: SB-3062), que inclui originais, standards brasileiros e arranjos. Facets, lançado em 1999, apresenta o saxofone numa variedade de composições clássicas e de jazz de compositores oriundos do estado de Kentucky, nunca gravadas anteriormente.

No campo da publicação, suas conquistas incluem a autoria do livro Jazz Piano Voicings for the Non-pianist e Jazz Saxophone Survey: A Descriptive Analysis of 38 Saxophonists, a co-autoria de Pocket Changes: 421 Standard Chord Progressions e Pocket Changes II. Como arranjador, ele destacou-se na PBS e na rádio pública nacional (National Public Radio), em que foi gravado a re-scoring da ópera Threepenny de Kurt Weill para uma orquestra de vinte saxofones.

Professor Tracy é Mestre de Artes para Ensino Superior e Bacharel em Música e Educação Musical pela Universidade de Louisville. Alguns de seus ex-professores internacionalmente reconhecidos como músicos de jazz são; Jamey Aebersold, David Liebman, Jerry Coker, e David Baker. Tracy esteve no palco com estrelas tais como: Ella Fitzgerald, Buddy Rich, J. J. Johnson, Curtis Fuller, Johnny Mathis, Marvin Hamlish, the Four Tops e the Temptations. Ele fez parte de grupos com artistas do jazz, como: Jamey Aebersold, David Liebman, Rufus Reid, David Baker, Bobby Shew, Jerry Coker, Dan Haerle e Pat La Barbera para realizar concertos nos Estados Unidos e internacionalmente. Tracy também realizou concertos e gravações com a Orquestra de Louisville em ambos estilos, clássico e pop, e foi o artista-residente para o Kentucky Arts Council de 1980 à 1988.

Michael Tracy é um artista D’Addario e usa exclusivamente palhetas D’Addario Jazz Select.